Navegantes instituiu um grupo de trabalho para avaliar políticas de prevenção e enfrentamento nas escolas locais. Em reunião conduzida quinta-feira (6), o prefeito Liba Fronza (UB) reuniu as secretarias de Administração, Educação, Gestão e Controle, e também vereadores do município, para tratar do tema.
O objetivo da ação é a promoção de estudos sobre o contexto e as estratégias de prevenção e enfrentamento da violência. O grupo de trabalho será composto por representantes das secretarias de Educação, Administração, Segurança Pública, Gestão e Controle, Ministério Público de Santa Catarina e Câmara de Vereadores.
Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militares, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação, Associações de Pais e Professores, além de escolas particulares e estaduais, também integrarão esse grupo.
Conforme a secretária de Educação, Patrícia Duarte Cidral, a princípio, serão tomadas ações imediatas, como a aquisição de campainhas para as escolas com a finalidade de manter os portões fechados, o acompanhamento e controle de acesso por um servidor dos momentos de entrada e saída dos alunos.
As rondas dos guardas municipais de trânsito nos entornos das escolas seguirá, assim como o contato com a Polícia Militar para que mantenham as rondas, entre outras medidas.
Contudo, vale destacar que, as ações a serem tomadas a curto, médio e longo prazo, serão recomendadas pelo grupo de trabalho e acionadas de acordo com as possibilidades. Outra reunião com os diretores de escola foi marcada para este retorno das aulas, nesta segunda-feira (10).