Um dos suspeitos investigados por fraudar cargas de salmão e lavar dinheiro para a compra de bens de luxo, em Santa Catarina, foi filmado queimando dinheiro, e o grupo do qual ele faz parte foi alvo de uma operação da Polícia Civil, na manhã desta quarta-feira (22), em duas cidades catarinenses. A ação apreendeu carros de luxo e uma aeronave, mas mesmo com esses indícios, ninguém foi preso.
Acesse para receber notícias do litoral pelo WhatsApp
Além da queima de notas de R$ 100, no vídeo obtido pelo portal NSC Total, o suspeito é visto ao lado de outra pessoa e rodeado por carros de alto valor. Segundo a polícia, os vídeos eram postados nas redes sociais como forma de ostentação. A identidade dele, no entanto, não foi divulgada.
De acordo com o delegado Jeferson Prado, o grupo ostentava nas redes sociais, esbanjando em viagens e veículos avaliados em mais de meio milhão de reais. Na internet, o acusado postou vídeos em que queimada notas de R$ 100, para acender charutos. Os mandados foram cumpridos em Balneário Camboriú, Palhoça, na Grande Florianópolis.
Os nomes dos investigados não foram revelados pela Delegacia de Furtos e Roubo de Cargas (DFRC), que apura fraudes decorrentes de roubo de cargas, especialmente de salmão. Fraudes na emissão de notas fiscais, falsidade ideológica, associação criminosa e receptação qualificada estão entre os crimes investigados.