Um dos principais líderes de facção criminosa com atuação em Santa Catarina caiu na manhã de hoje (13), em Itajaí, durante a quinta fase da Operação Capo, da Divisão de Investigação Criminal de Itajaí (DIC), vinculada à Polícia Civil catarinense.
Acesse para receber notícias do litoral pelo WhatsApp
L. S., 35 anos de idade, foi preso e além dele, houve sete mandados de busca e apreensão, todos no município de Itajaí, dentro da mesma operação, que apreendeu um montante de R$ 2,5 milhões em imóveis e automóveis de luxo no Estado.
A investigação mira a lavagem de capitais pela quadrilha da qual L.S. é um dos principais nomes e com forte atuação no Estado de Santa Catarina. Segundo apurado, o suspeito se utilizaria de “laranjas” para lavar o dinheiro oriundo do tráfico de drogas e outros delitos, por meio da compra de veículos e imóveis.
Os mandados de busca e apreensão tiveram por alvo residências destes “laranjas” e empresas utilizadas para movimentação ilegal de valores – entre eles, um comércio de sucata no bairro São Vicente, e uma lanchonete no bairro São Judas. Foram apreendidos celulares e documentos para continuidade das investigações.
Em uma das residências, foi localizada pistola calibre 380 e munições, e detido M.A.D., 41 anos, autuado em flagrante pelo crime de posse irregular de arma de fogo de uso permitido. Ele foi liberado mediante pagamento de fiança.
O inquérito policial resultante da Operação Capo, nestas cinco fases, deve ser concluído e encaminhado ao Ministério Público e à Justiça nas próximas semanas, segundo informou o delegado Eduardo Ferraz.