O governador Jorginho Mello (PL), acompanhado de deputados estaduais e lideranças civis e militares, chegou por volta das 17h, em São João do Itaperiú, para vistoriar os efeitos da microexplosão acontecida neste domingo (26). Ele foi recepcionado pelo prefeito Clezio Fortunato (MDB), pelo vice-prefeito Jaime de Souza (PL) e também pelo presidente da Câmara de Vereadores, Edson Junckes (MDB). O senador Jorge Seif (PL) acompanhou o roteiro.
Acesse para receber notícias do litoral pelo WhatsApp
Inicialmente, o governador esteve no Frigorífico São João, onde houve também estragos, e em seguida, dirigiu-se a vários pontos da cidade. Clezio detalhou ao governador a situação atual da cidade, além de falar sobre o decreto de estado de emergência. Por hora, o atendimento na Prefeitura e demais secretarias municipais para demais assuntos está suspenso. Todos os servidores estão atuando no reparo e atendimento à famílias atingidas, e as aulas seguem suspensas.
Após sobrevoar a cidade na companhia do prefeito, o governador afirmou que buscará junto ao Banco do Brasil alternativas como linha de crédito para ajudar os produtores afetados com o desastre climático.
O estado de emergência foi decretado no início da tarde de hoje. Estima-se que 70 famílias ligadas à agricultura tenham sido prejudicadas e o prejuízo inicial é de aproximadamente R$ 10 milhões. Um laudo está sendo feito pela Epagri. Já o levantamento das demais residências ou comércios está sendo feito pela Defesa Civil.
Jorginho afirmou que após a conclusão da análise da Defesa Civil, o Estado atuará para reverter os estragos causados em obras públicas. Já para famílias carentes afetadas pelo vento, o governador buscará alternativas junto à Assistência Social.
Além do governador Jorginho Mello, também acompanharam a visita a deputada federal e secretária estadual de Saúde Carmem Zanoto (Cidadania), e os deputados estaduais Fernando Krelling (MDB) e Vicente Caropreso (PSDB).
Catástrofe Climática
Não houve vítimas graves da tempestade. O Governo do Estado sinalizou ainda que deve enviar materiais como kits de higiene e limpeza, além de telhas, cestas básicas e colchões. A distribuição será feita de acordo com os registros da Defesa Civil e Assistência Social.
O abastecimento de energia elétrica já está sendo normalizado aos poucos. A CELESC está atuando na cidade com diversas equipes para fazer a troca de postes e fiações atingidas. Situação parecida no setor de internet, onde as empresas privadas já fazem os reparos.

