A coordenação do Programa Câmara Mirim de Penha recebeu os representantes das escolas que participam do projeto na semana passada, para aprovar o cronograma de atividades em 2023 e dar início ao processo eleitoral nas instituições de ensino.
As votações nas escolas para eleger as vereadoras e vereadores mirins deste ano, entre alunos do Ensino Fundamental 2 (de 6º ao 9º ano), serão de 13 a 16 de março, e o resultado oficial será divulgado no dia 20 de março.
Acesse para receber notícias do litoral pelo WhatsApp
A Câmara Mirim de Penha conta com a participação de 10 escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino: EEB Antônio Rocha de Andrade; APAE (CAESP Henny Coelho); EEB Professora Edith Prates Gonçalves; Escola Municipal Professora Ivone Nympha Maia Adriano (EJA); EBM João Antônio Pinto; EBM João Batista da Cruz; EEB João Batista Paiva; EEB Manoel Henrique de Assis; Centro de Educação Peter Pan e EBM Rubens João de Souza.
Câmara Mirim de Penha
O Programa Câmara Mirim foi desenvolvido pela primeira vez em Penha no início dos anos 2000, mas não teve continuidade até 2015, quando foi retomado por três anos seguidos, sendo novamente interrompido.
Em 2022, após a pandemia de Covid 19, a Câmara Mirim foi reativada e segue agora para a sua sexta edição, onde os vereadores mirins eleitos (para um mandato de um ano) e os seus respectivos suplentes participam de cursos sobre oratório, cidadania, ética, constituição e democracia, além das visitas técnicas que abordam temas relevantes para a comunidade.
Outro destaque são as reuniões ordinárias, solenidades e até mesmo audiências públicas, onde os vereadores mirins têm a oportunidade de conhecer na prática a atividade parlamentar, em eventos que contam com a presença de alunos das escolas, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Câmara de Penha na internet.