Denúncias dos chamados cibernéticos aumentaram 40% no Estado nos últimos 12 meses, e diversos setores da sociedade estão cada vez mais expostos aos golpistas virtuais. Os números são do Procon catarinense.
Acesse para receber notícias do litoral pelo WhatsApp
Em Florianópolis, onde há registros desse tipo de crimes, o assunto foi abordado pelos deputados estaduais, durante sessão na Assembleia Legislativa. “Infelizmente. a tecnologia pode e é utilizada de forma equivocada. Já sofremos tentativas de golpes pela internet das mais variadas formas, sempre colocando em risco o patrimônio”, segundo pontuou o deputado estadual Matheus Cadorin (NOVO), de Joinville.
“O Estado precisa responder de forma rápida. Precisamos de uma polícia que seja mais ágil que os golpistas”, defendeu Matheus. O deputado indicou a criação de uma delegacia especializada em crimes cibernéticos, com sede em Joinville.
‘É a maior cidade e trará mais segurança ao nosso estado, precisamos de uma polícia mais tecnológica”, propôs o parlamentar. O deputado estadual Delegado Egídio (PTB) concordou com o colega.
“Diminuíram os crimes de furtos e roubos, mas aumentaram muito os crimes cibernéticos”, revelou o parlamentar, acrescentando que houve uma migração dos criminosos para a prática de golpes via internet.