Uma quantia não divulgada de dólares norte-americanos e também de rublos – moeda russa – foi recuperada neste domingo de carnaval (19), pela Delegacia de Proteção ao Turista (DPTUR), com apoio da Delegacia de Polícia Civil de Bombinhas. A operação policial aconteceu no bairro Canto Grande, e o dinheiro foi encontrado com os autores do furto – turistas argentinos – durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão. O valor havia sido furtado há menos de uma semana, no Aeroporto de Florianópolis.
Acesse para receber notícias do litoral pelo WhatsApp
Conforme apurado pela Delegacia Especializada, as vítimas, turistas russos, perceberam a falta de pertences pessoais logo após desembarcar do voo com destino a Florianópolis. Desesperados, eles buscaram atendimento junto à delegacia do aeroporto, unidade que compõe a DPTUR. Desde a comunicação do fato, os policiais iniciaram investigações e diligências para apurar o ocorrido.
Os policiais tiveram de desenvolver técnicas de tradução simultânea com os turistas russos, já que eles não dominavam o idioma português e apresentavam dificuldades em comunicação em outra língua além do russo.
As apurações levaram à movimentação dos suspeitos do furto pela capital do Estado e, ainda, por Bombinhas. Na sexta-feira à noite, houve a confirmação do endereço dos suspeitos em Canto Grande.
A DPTUR chegou a pedir representação policial ao plantão judicial, mas os suspeitos foram mais rápidos: eles deixaram o endereço onde o dinheiro foi encontrado. Os argentinos só foram localizados depois, ainda em Bombinhas. A polícia não especificou quantos foram presos.
No local, foram identificados todos os suspeitos argentinos. Além de recuperar os valores dos russos, também foram apreendidos pertences pessoais dos argentinos – entre eles, uma réplica da taça da Copa do Mundo da FIFA, que estava com um dos investigados logo após o furto.
