Tentativa de atentado a bomba em uma escola de Monte Mor, na região metropolitana de Campinas (SP) mobilizou as polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros na manhã desta segunda-feira (13). Um jovem vestido de preto, uma machadinha e suástica (símbolo nazista) no braço foi preso no local. Dois artefatos caseiros chegaram a explodir duas vezes, mas ninguém se feriu.
Acesse para receber notícias do litoral pelo WhatsApp
Garrafas amarradas e cheias de combustível e pregos foram apreendidas. O secretário de Segurança da cidade, Anderson Palmieri, disse à reportagem do Portal G1 no local que o rapaz não conseguiu entrar na escola, mas chegou a jogar as bombas caseiras na entrada da instituição.
O jovem, imediatamente detido, teria usado o carro da família para ir até a escola, e atirado ao menos quatro bombas na unidade escolar. Não houve danos significativos no prédio, disse a Prefeitura.
Policiais militares do Batalhão de Ações Especiais (Baep) foram para o local no início desta manhã. Ambulâncias também foram acionadas. Em nota, a prefeitura disse que a situação foi contida e que os alunos foram dispensados. “Não houve feridos e o indivíduo foi capturado e encaminhado para delegacia.”, disse a administração municipal.
Nota oficial da Prefeitura
A Prefeitura de Monte Mor informa, por meio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Segurança, que o fato ocorrido na escola municipal Professor Antônio Sproesser foi um fato isolado e que o indivíduo que efetuou o ataque foi apreendido pela GCM de Monte Mor e se encontra no momento à disposição da polícia judiciaria. Também informa que não há nenhuma referência a outros ataques em outras escolas. A Secretaria de Segurança, por meio da GCM, também está reforçando segurança em todas as outras escolas municipais de Monte Mor. A Prefeitura também reforça seu repúdio a todo e qualquer ato de violência, e tranquiliza a todas as famílias que possuem alunos na rede municipal de ensino.
