A Prefeitura de Barra Velha pediu apoio a Municípios da região norte do Estado para poder recuperar áreas atingidas pelos alagamentos deste início de semana, que provocaram diversos estragos em mais de 20 localidades. A intenção é garantir uma estrutura de resposta rápida, principalmente contando com máquinas e técnicos das outras cidades. ]
Sete municípios da região já aderiam a proposta de compartilhar recursos, conhecimentos e somar esforços para garantir a segurança neste caso de desastres naturais, por meio de ação integrada complementar e articulada para reduzir a vulnerabilidade dos cidadãos.
A prefeitura de Massaranduba, por exemplo, vai dispor de técnicos, retroescavadeiras e caminhões caçamba, e cuja expectativa era desembarcar nesta quarta-feira (21) na cidade. O prefeito Douglas da Costa (PL) comemora o que, segundo ele, é uma demonstração da importância da união de todos.
“É um momento de unir as forças e fortalecer os trabalhos. A troca de informações e ajuda mútua entre cidades próximas pode ser decisiva em um momento deste”, descreve. De acordo com Douglas, a lei de ajuda mútua estabelece a possibilidade de convênios intermunicipais de cooperação em situações emergenciais decorrentes de desastres.
AMVALI
Enchentes, deslizamentos e alagamentos, entre outros, são algumas das emergências que Barra Velha e, suas cidades vizinhas enfrentam com frequência. A Defesa Civil de Barra Velha atua nesse sentido, e a cidade é a primeira da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) a adotar a lei, que autoriza legalmente, por exemplo, o envio de máquinas (retroescavadeira), equipamentos, agentes de Defesa Civil e servidores para cidades vizinhas que estejam passando por situação de emergência.
