Faleceu nesta madrugada de segunda-feira, dia 14 de novembro, o médico e ex-secretário de Saúde de Penha, Jouglas Lafitte Cordeiro, aos 92 anos de idade. Ele estava numa casa de acolhimento de idosos em São José dos Pinhais, no Paraná, mas morou em Penha nas últimas três décadas e foi um benemérito da cidade.
Nascido em 1930, Dr. Laffitte, como era conhecido, fixou residência em Penha em 1991 juntamente com Anita, sua esposa, já falecida. Além de rotariano e voluntário em várias causas sociais, trabalhou por muitos anos como médico da Secretaria de Saúde local, e chegou a ser secretário nas gestões do ex-prefeito Julcemar Alcir Coelho.
Sempre ligado às causas assistenciais, além do Rotary Club de Penha, ajudou a fundar o Centro Espírita Luz do Caminho (CELC), localizado na Rua Jahiel Moacir Tavares, no bairro Praia de Armação.
A partir dessa fundação da casa espírita, tornou-se seu principal mantenedor, auxiliando na construção da sede atual da instituição espírita, hoje a maior da cidade, em área inicialmente doada pela também saudosa Carmelita Cechinel. Com o falecimento da esposa, um duro golpe, casou-se com D. Rosina.
A convite do amigo e jornalista Juvan Neto, foi um dos fundadores do jornal Espaço Espírita, hoje em edição digital. Lafitte colaborou 16 anos com a publicação impressa do jornal, que chegou a 3.500 exemplares de circulação em Santa Catarina. Foi articulista do jornal durante todo esse período, e também ajudava a manter financeiramente a publicação. Sua coluna chamava-se “Um Olhar para a Espiritualidade”.
Na manhã desta segunda-feira, a diretoria do Centro Espírita Luz do Caminho lançou um nota de pesar e ao mesmo tempo de agradecimento pela dedicação de Lafitte à casa e à causa espírita.
Pai de Márcia (in memoriam), Marcelo, Rafael e Francisco, Laffitte deixa um legado de honra, moral, respeito e admiração, segundo apontam os amigos Wison e Alair Agulhán, casal com ele fundador do Centro Espírita de Penha. O corpo do médico Jouglas será sepultado em Curitiba, PR, no túmulo da família. A família não liberou informações sobre o velório e horário do sepultamento.

