A Vice-Prefeita de Penha, Maria Juraci, participou de uma live no canal oficial da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) na manhã desta sexta-feira, 27. Durante a transmissão, Juraci comentou o tema “Violência contras as mulheres e as Procuradorias Municipais para fortalecer a proteção” ao lado da Diretora Executiva da Fecam, Sisi Blind; Presidente do Cedim, Rosaura Rodrigues; e da advogada, Aline Eggers.
Durante a sua fala, Maria Juraci aproveitou para lembrar os avanços que o município de Penha tem obtido em relação às políticas públicas para mulheres. Penha foi o primeiro município em Santa Catarina a implementar uma Procuradoria da Mulher. “Quando instaurada no âmbito do Poder Legislativo, ela não é só mais um marco, ela é um avanço nas políticas públicas voltadas em defesa dos direitos da mulher”, destacou.
De acordo com a Vice-Prefeita, o espaço é importante para proporcionar mais destaque às pautas femininas, que serão discutidas na Câmara dos Vereadores do município. “As pautas femininas terão mais visibilidade, os temas mais importantes que afetam a vida de uma mulher entrarão em debate na Casa Legislativa”, detalhou.
Além de receber a primeira Procuradoria do Estado, Penha será a segunda cidade a receber o projeto da “Sala Lilás”. Maria Juraci ressaltou a importância de outras pastas do Município atuarem em prol desta causa. Em Penha, os projetos femininos também são debatidos pelas Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.
“As delegacias dos nossos municípios precisam da ‘Sala Lilás’. Hoje, só temos na Grande Florianópolis. Penha será apenas a segunda cidade a receber esse projeto. É um braço da Polícia Civil, uma sala de acolhimento, escuta qualificada, proteção às mulheres, proporcionando um espaço aconchegante para essa mulher”, finalizou.