Uma comitiva com representantes do município de Penha esteve em Belo Horizonte, em Minas Gerais, para assinar o termo de adesão com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC). A comitiva liderada pelo Prefeito de Penha, Aquiles da Costa, contou com a presença de vereadores e secretários do município. Além da capital mineira, os representantes foram até outros municípios para verificar como funciona a parceria entre as cidades e o Instituto.
O Executivo de Penha espera que o Instituto seja o elo de ligação com empresas, para a realização de contratos por meio da Parceria Público Privada (PPP). O município de Penha é um dos primeiros a assinar o termo com o Instituto.
Os representantes de Penha foram recebidos pelo Diretor de Relações Institucionais, Marcos Tavares, o Gerente de Projetos, Luiz Fernando, e a equipe jurídica e contábil do IPGC.
Um dos projetos iniciais entre a Prefeitura e o Instituto é a construção dos novos prédios do Executivo e Legislativo. “Eles vão fazer o contrato para ser aberta a licitação, e a empresa vencedora vai fazer a construção e entregar a obra pronta para o município. Neste caso, a Prefeitura pagará mensalmente um valor já pré-estabelecido da construção, com o detalhe que o IPGC não cobra nada do Executivo, o mesmo recebe da empresa vencedora”, disse Aquiles.
“Será uma ponte do interesse público com o setor privado. O IPGC vai fazer os programas de parceria, as modelagens do contrato, os estudos de viabilidade, os projetos não só conceituais como executivos, a viabilidade econômica, entre outros itens primordiais”, finalizou o Prefeito de Penha.