A Prefeitura Municipal de Penha lançou nesta quinta-feira, 24, o programa “Participa Penha”. O projeto tem como objetivo obter a participação popular através de uma plataforma digital, disponibilizada no site da Prefeitura. O lançamento contou com a presença da vice-prefeita, Maria Juraci, e foi transmitido através das redes sociais da Prefeitura, na Sede do Executivo.
A primeira pauta em discussão nesta plataforma é a possível arrecadação de R$50 milhões para investimentos em infraestrutura através do FINISA. O programa é uma iniciativa da Caixa Econômica Federal, o Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, trata-se de uma linha de financiamento que possibilita o investimento em obras como pavimentação, iluminação e mobilidade.
Em entrevista exclusiva à Rede Marazul, o Prefeito Aquiles da Costa ressaltou a importância de contar com este valor nos cofres públicos. “É extremamente importante. É isso que nós estamos buscando fazer com o programa ‘Participa Penha’ e com o projeto do FINISA. Eles vão nos dar esta condição de executar as obras que a comunidade está esperando há muitos anos ou até décadas”, explicou.
Apesar da ansiedade em contar com a linha de crédito para investimentos na infraestrutura de Penha, a Prefeitura terá que esperar o aval da Câmara dos Vereadores. Ou seja, o valor será recebido somente quando a Casa Legislativa aprovar o projeto idealizado pela dupla Aquiles e Juraci.
A assinatura desta solicitação aconteceu de forma ao vivo, diante dos milhares de telespectadores que acompanhavam a transmissão no canal oficial da Prefeitura. Desta vez, Aquiles e Juraci esperam contar com o apelo popular, para, enfim, ter o projeto aprovado pelos vereadores.
O Chefe do Executivo demonstrou otimismo no projeto enviado aos vereadores e planeja iniciar as obras ainda em 2021. “Se tudo correr bem, no segundo semestre ano, nós vamos começar a pavimentar dezenas de ruas no município de Penha”, detalhou.
Além da arrecadação de R$50 milhões, a plataforma permitirá que a população escolha quais ruas e bairros serão pavimentados e iluminados. Em outros casos, a população também decidirá quais serão as prioridades da Prefeitura Municipal. Através de um formulário disponibilizado na plataforma, os moradores de Penha podem indicar as ruas que mais necessitam dos reparos.
Para garantir a participação da comunidade local, Aquiles pediu aos moradores que apoiem a iniciativa da Prefeitura independente da questão partidária, seja preenchendo o formulário ou cobrando do Poder Legislativo. “A perspectiva do FINISA enche os nossos corações. Eu, particularmente, consigo ver de uma maneira muito clara a cidade que nós temos hoje e a cidade que nós queremos ter amanhã. Eu sei o quanto isso é importante e significativo para termos uma cidade que terá muitos frutos, garantirá uma vida mais estável e melhor qualidade de vida para cada cidadão que vive aqui”, finalizou.