A Polícia Militar formalizou a instituição de uma nova célula do programa Rede de Vizinhos em Penha, atingindo agora 103 células deste programa e abrangendo 3.500 moradores. A nova Rede de Vizinhos local foi ativada no loteamento Santa Regina, bairro Nossa Senhora de Fátima, segundo informa o sargento Guilherme Flores.
Preocupados com questões de segurança e perturbação do sossego, os moradores procuraram a Polícia Militar para montar esse novo grupo do Santa Regina. “A reunião mostrou que o programa traz protagonismo aos moradores, comerciantes, membros de entidades civis que passam a ser os olhos da Polícia Militar e protagonistas da própria segurança”, aponta o sargento Guilherme.
O projeto, sob supervisão do comandante Gabriel de Moura Iglesias, possibilita que os moradores, orientados pela PMSC, passem a criar estratégias de prevenção para evitar que o crime e desordens ocorram, além de facilitar a comunicação com o comando da corporação local.
A participação ativa dos moradores tem sido importante aliado da Polícia Militar na redução de indicadores criminais em Penha. Segundo o sargento Guilheme, as informações repassadas pelos vizinhos nos vários bairros potencializam a ação policial, ajudam a prevenir crimes e perturubações.
“Diversos criminosos já foram presos em Penha e muitas armas e drogas foram apreendidas através dessa modalidade de policiamento”, pontua Guilherme. O comandante Iglesias frisa ainda que moradores de outras comunidades que quiserem participar ou montar uma rede na sua rua ou bairro, devem enviar mensagens à caixa “in box” do Facebook da PM de Penha.