A Prefeitura de Itapema emitiu um alerta aos Microempreendedores Individuais (MEIs) sobre a circulação de golpes que envolvem falsas cobranças e ameaças de suspensão ou cancelamento do CNPJ. As tentativas de fraude têm ocorrido por meio de mensagens enviadas por WhatsApp, e-mail e também por sites não oficiais que simulam páginas do Governo Federal.
Veja também
Segundo a equipe da Sala do Empreendedor do município, muitos MEIs têm recebido comunicados informando supostos débitos no pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). As mensagens costumam afirmar que o CNPJ estaria suspenso ou prestes a ser cancelado e direcionam o empreendedor para links fraudulentos, que imitam portais oficiais com o objetivo de induzir ao pagamento indevido ou à coleta de dados pessoais.
A Prefeitura reforça que os canais oficiais do MEI não entram em contato por WhatsApp ou e-mail para enviar links de cobrança, regularização ou avisos de cancelamento de CNPJ. Toda comunicação e os serviços relacionados ao Microempreendedor Individual devem ser acessados exclusivamente pelo site oficial do Governo Federal.
Para evitar golpes, a principal orientação é digitar diretamente no navegador o endereço www.gov.br/mei e verificar se o site acessado termina com “.gov.br”, o que indica que se trata de um portal oficial. Qualquer cobrança ou pendência deve ser conferida apenas por esse canal.
Em caso de dúvidas, os microempreendedores podem procurar atendimento presencial na Sala do Empreendedor de Itapema, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, na Rua 902, nº 155, Bloco B, no bairro Alto São Bento. Informações seguras também podem ser obtidas diretamente pelo site oficial do MEI, em www.gov.br/mei.
A orientação da Prefeitura é para que os empreendedores fiquem atentos, não cliquem em links suspeitos e não realizem pagamentos sem antes confirmar a veracidade das informações em canais oficiais.
