Já está no ar o documentário produzido pela comunidade católica sobre um dos espaços de vivência da espiritualidade mais belos e expressivos do norte de Santa Catarina: o Eremitério Diocesano Santa Maria dos Anjos, de São João do Itaperiú.
A atração, de cerca de 30 minutos, mostra 24h na vida do padre Carlos Afonso Gonçalves de Souza, idealizador do projeto, localizado em Santo Antônio, interior itaperiuense.
A produção é da Única Foto Film e tem como título justamente “O Padre de Santa Maria”, e mostra o padre acordando já cedo, trabalhando no Eremitério Diocesano; a disciplina rigorosa nos horários de orações, a fé e os hábitos diários.
O “Padre de Santa Maria”, como é conhecido o Padre Carlos, convidou os devotos a acompanhar essa produção, no dizer dele, “27 minutos para quem quer ganhar um tempo com Deus”.
Neste documentário, Padre Carlos fala sobre a missão que Deus deu a ele – de não ser apenas sacerdote, mas ser um eremita. O vídeo mostra ainda a vida simples do religioso, a casa de madeira onde Padre Carlos vive; o início do seu dia, já fazendo o próprio café, em ambiente de absoluta simplicidade.
Em seguida, ele prepara um ovo frito, lava a própria roupa e a põe a secar, faz almoço, café e cuida das celebrações das missas. “Claro que tem quem vem ajudar. Aos sábados é dia de mutirão aqui, mas tenho que fazer minhas atividades. Eremita é assim”, revela ele. O documentário já conta com mais de 450 visualizações. Confira áudio a seguir com reportagem de Juvan Neto, na voz de Tiago Luiz e com uma fala do próprio padre Carlos, além de fotos do local e o link do vídeo do documentário.


