Barra Velha está entre as quatro cidades catarinenses a garantir o Safe Travels, primeiro selo de segurança internacional para turismo lançado no mundo. Após os principais destinos de Santa Catarina implantarem criteriosos protocolos de biossegurança para voltarem a receber turistas, o município de Barra Velha confirmou esse selo internacional de turismo seguro ‘Safe Travels’, criado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC – World Travel & Tourism Council), na semana passada.
Para o presidente da Fundação de Turismo de Barra Velha, Pierre Costa, a conquista do selo internacional é um passo importante na retomada do turismo. “O Município de Barra Velha ter conquistado o selo ‘Safe Travels’ mostra que os destinos que estão adotando os protocolos de biossegurança têm feito o dever de casa”, observa Pierre.
Hoje no Estado de Santa Catarina apenas quatro municípios conquistaram o selo – além de Barra Velha, na lista estão Florianópolis, Balneário Camboriú e Fraiburgo. “Estamos muito felizes, pois o selo mostra que a imagem de Barra Velha vai ser positiva lá fora e que estamos prontos para a retomada do turismo”, completa ele.
O protocolo de boas práticas da WTTC foi elaborado seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), com a colaboração de diversas entidades ligadas ao setor turístico. Para o selo ser validado, os protocolos de biossegurança adotados pelos destinos solicitantes precisam atender a vários requisitos de enfrentamento à pandemia de coronavírus.
Governos e empresas do setor que adotaram e implementaram efetivamente os protocolos padronizados globais de saúde e higiene podem solicitá-lo e estar aptos a usarem o selo. A ideia é que viajantes reconheçam os governos e negócios ao redor do mundo com o “Safe Travels” como um sinal de que estas instituições adotaram protocolos globais de saúde e higiene.
O selo pretende mostrar a esses consumidores que eles podem viver a experiência de uma “Viagem Segura” enquanto não se conhece uma vacina ou tratamento eficaz para a Covid-19.