Transferência integra operação de R$ 5 bilhões da Motiva para o Grupo Aeroportuario del Sureste (ASUR), consolidando investimento internacional na aviação brasileira.
O Aeroporto de Navegantes, que atende a região do Vale do Itajaí, mudou de administração após a venda da Motiva antiga CCR ao grupo mexicano Aeroportuario del Sureste (ASUR). A transação, anunciada na terça-feira (18), envolve todos os aeroportos administrados pela companhia no Brasil e totaliza R$ 5 bilhões, tornando-se um dos maiores investimentos em infraestrutura aeroportuária em curso no país.

Com a venda, o Aeroporto de Navegantes passa a integrar o portfólio internacional da ASUR, que já opera 16 terminais nas Américas, incluindo o Aeroporto de Cancun, no México, e o internacional de Medellín, na Colômbia. A aquisição adiciona à operação da ASUR mais de 45 milhões de passageiros por ano, fortalecendo sua presença no setor aeroportuário continental.
Segundo a Motiva, a venda está alinhada ao seu Plano Estratégico, com o objetivo de destravar valor e simplificar o portfólio, garantindo maior flexibilidade para investir em rodovias e ferrovias no Brasil.
Apesar da transferência da administração aeroportuária, a empresa continua atuando em outros segmentos de infraestrutura, como concessões rodoviárias e ferroviárias.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que a entrada de um operador internacional no país é um sinal de confiança no crescimento da aviação brasileira e deve ampliar as relações comerciais entre Brasil e México. “Estamos falando da maior transação aeroportuária em curso no mundo. A chegada da ASUR deve incentivar novos voos e fortalecer o turismo de negócios e lazer entre os dois países”, afirmou.

