Instabilidade do sistema G-MUS, ocorrida na manhã desta segunda-feira, foi resolvida em 2h30; não há evidências de ataque hacker ou vazamento de dados.
O sistema operacional G-MUS, utilizado nas unidades de saúde de Itajaí, apresentou instabilidades na manhã desta segunda-feira (17), interrompendo os atendimentos em diversos postos. A falha foi identificada às 6h30 e solucionada às 9h30, após ação conjunta da Secretaria Municipal de Tecnologia (Setec), da Secretaria de Saúde e da empresa responsável pelo serviço. A Prefeitura garante que não houve vazamento de dados nem pedidos de resgate.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a instabilidade afetou a operação normal das unidades, mas todas as pessoas foram acolhidas e os atendimentos remarcados. A falha no G-MUS, sistema utilizado para gestão de informações e agendamentos, foi considerada estrutural, exigindo intervenção direta da Setec para agilizar a resolução.
A secretária de Saúde de Itajaí, Dra. Mylene Lavado, comentou sobre o ocorrido:
“Hoje tivemos um colapso no nosso sistema de prontuário eletrônico, GEMOS, o que dificultou o atendimento dos pacientes que estavam agendados e que procuraram as unidades de saúde prontamente até esta manhã. Essa lentidão no atendimento já está resolvida, o sistema já foi reconfigurado e já voltou a funcionamento. Nossa equipe técnica está trabalhando para descobrir qual foi o fator causal para uma correção definitiva. Agradeço a todos e assim que tivermos mais informações voltaremos a entrar em contato.”
O diretor executivo da Saúde, Leandro Pacheco, detalhou que:
“O sistema apresentou instabilidade às 6h30 da manhã e foi restabelecido às 9h30. Não podemos garantir que foi um ataque hacker, pois não houve pedido de resgate nem vazamento de dados. Houve alterações nos menus do sistema, como troca de nomes nos documentos, e a plataforma apresentou intensa instabilidade durante esse tempo, devido a um problema estrutural. O grupo de trabalho interno continua monitorando o sistema e estudará se o problema se trata ou não de um ataque.”
O grupo de trabalho interno permanece acompanhando o sistema e irá analisar detalhadamente o relatório final, com o objetivo de implementar medidas preventivas e evitar interrupções semelhantes no futuro.
A Prefeitura de Itajaí reforçou que, apesar da paralisação temporária, não houve comprometimento de dados sensíveis de pacientes e que a normalização do sistema já permite o retorno completo das atividades nos postos de saúde.

