A segurança de pedestres, especialmente de crianças, tem gerado preocupação entre os moradores do residencial Ville de Leon, localizado na Avenida Itaipava, em Itajaí. O motivo das reclamações é a ausência de uma travessia elevada em frente à saída do condomínio. O local é ponto de intenso fluxo de veículos ao longo do dia, incluindo caminhões.
Veja também
Além do trânsito pesado, o trecho também abriga uma parada de ônibus, o que aumenta a movimentação de pedestres e eleva o risco de acidentes. “Nós sabemos que ninguém quer uma lombada em frente a sua casa, mas porque não coloca uma travessia elevada na frente do condomínio? É um trecho onde crianças atravessam. Muitos acidentes acontecem nessa rodovia”, destaca Julian Kreusch, síndico do Ville de Leon.
Em resposta ao grupo Marazul Mídia/Jovem Pan News Litoral, a Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) afirmou que há apenas um registro de solicitação para a instalação de uma lombada ou faixa elevada no local. O pedido foi feito em setembro de 2024, mas foi indeferido na ocasião. O motivo alegado foi a proximidade de outra travessia elevada, localizada a cerca de 55 metros do ponto solicitado.
A Codetran informou que novos pedidos podem ser protocolados e que todas as solicitações passam por análise técnica criteriosa, levando em conta aspectos de segurança viária e fluidez do tráfego.
