A equipe do Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP) compareceu a Escola Municipal Professora Felicidade Pinto Figueredo na tarde desta quinta-feira (20) para plantar uma muda de árvore de grande porte e a instalação de um EcoPonto na fachada do local.
A escola agora conta com uma muda de Oiti, uma árvore brasileira frutífera característica da região nordeste, que irá oferecer sombra com uma grande copa. A professora de Ciências, Amanda Ribeiro Barroso, inicia a implantação de um projeto com os alunos do 7º ano III, que irá aproveitar a espécie plantada. “Vamos abordar o plantio da árvore e o conteúdo de ecologia, com a teia alimentar que a envolve e o amplo espaço aberto da nossa escola”, explica.
As Fiscais do Meio Ambiente, Rafaela Daiane de Oliveira e Luana Mocelin de Camargo realizaram uma explanação sobre a atuação do IMP e os EcoPontos dos municípios, e o biólogo, Miguel Ângelo Pinho, coordenou a atividade de plantio. “Para nós é um momento bem marcante, os alunos passam a perceber a importância da reciclagem na escola com a instalação do EcoPonto. O plantio dessa árvore irá fazer parte da história de muitas crianças e irá atravessar gerações “, enfatiza a diretora da Escola Municipal Professora Felicidade Pinto Figueredo.
“A nossa sociedade precisa muito mais de educação ambiental do que de campanhas, porque é um processo contínuo. Precisamos dessa consciência, cuidando do equilíbrio entre o progresso e os cuidados com o próprio meio ambiente”, conclui a secretária de educação, Blaise Keniel da Cruz Duarte.