Selecione uma das opções:

Bandeira dos Açores integra Cortejo Imperial do Divino Espírito Santo pela primeira vez em 185 anos

Responsável pelo transporte da Bandeira do Governo da Região Autônoma dos Açores foi Roberto Leite Júnior, descendente de açorianos.


26 de maio de 2021 por
Compartilhe:

Pela primeira vez em 185 anos de história, a Bandeira Oficial dos Açores integrou o cortejo da Festa do Divino Espírito Santo de Penha, no último domingo, dia 23 de maio. O gesto foi uma indicação da Fundação Municipal Cultural de Penha, prontamente aceita pela Família Imperial e pela organização da festa, comandada pelo Imperador Romualdo Waltrick.

O Cortejo Imperial, que aconteceu no Domingo de Pentecostes pela manhã, saiu da Casa da Coroa até a Igreja Matriz, onde foi celebrada a Missa de Coroação do Imperador. Os Açores, segundo aponta o professor Eduardo Bajara, superintendente de cultura de Penha, são o arquipélago de onde a tradição cultural veio para Santa Catarina e Penha, há quase 200 anos.

De acordo com a professora, historiadora e pesquisadora Maria do Carmo Ramos Krieger, a Festa do Divino é a mais tradicional cultura religiosa de base açoriana do Brasil e de Santa Catarina, e a mais fiel versão às suas tradições está em Penha.

📰 LEIA TAMBÉM:

O responsável pelo transporte da Bandeira do Governo da Região Autônoma dos Açores foi Roberto Leite Júnior, descendente de Açorianos, filho do folião Beto Leite, que teve a honra de conduzir a marca açoriana na 185ª edição dessa celebração.

O traslado da Coroa começou no sábado (dia 22) e seguiu durante o Cortejo da Família Imperial, no domingo (dia 23), da Rua José João Batista até a Matriz. O gesto demonstra o reconhecimento dessa tradição quase bissecular do município de Penha, que outrora era manifestação regional. Bajara reforça que a partir deste ano, a Bandeira dos Açores foi então definitivamente incrementada no Cortejo tradicional.

Solicitação de liberação da bandeira foi feita pelo Professor Eduardo Bajara. Foto Divulgação.
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Clique aqui e comente.x