A Comunidade Remanescente Quilombola de Itapocu, juntamente com o grupo Catumbi e Irmandade Nossa Senhora do Rosário, coroaram neste sábado (27) o rei e rainha da festa tradicional do Catumbi Mirim. O reinado desse ano contou com a coroação de Heitor Koneski e Maria Clara Cardoso de Oliveira, e a celebração da coroação teve início às 19h30, com um cortejo de apresentação do reinado para a comunidadefoi conduzido pelo grupo Catumbi.
Os devotos entoaram cânticos de louvores a Nossa Senhora do Rosário, e os demais presentes, após a coroação foi servidos a comunidade um delicioso jantar, fruto do empenho e doações, que é arrecada o ano todo para a festa – uma tradição centenária de origem afrodescendente do norte catarinense.
O grupo Catumbi é um dos marcadores da presença da população negra remanescente de quilombo da região norte de Santa Catarina, que salvaguarda os saberes, passado de pai para filhos, a festa do catumbi Mirim é a perpetuação desses saberes.
Também houve homenagem nas redes sociais à saudosa dona Dinacy da Costa Santana, muito devota a Nossa Senhora do Rosário. Dinacy, por muitos anos teve relevante papel na comunidade, junto ao Grupo da Irmandade, sempre servindo com devoção à Santa.
Sintonize as rádios da Marazul Media diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Araquari e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
Imagens: DIVULGAÇÃO / CATUMBI.
