As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina nos últimos dias provocaram o acúmulo de grandes volumes de entulho nas praias de Itajaí e podem causar atrasos nos serviços de limpeza da orla. Segundo a Secretaria Municipal de Obras, o material é arrastado pelos rios Itajaí-Mirim e Itajaí-Açu, vindo inclusive de cidades do norte do estado, e acaba sendo levado até a faixa de areia pela maré, dificultando a execução dos trabalhos.
Veja também
De acordo com a Prefeitura, as equipes de limpeza atuam diariamente das 5h às 3h, em três turnos, com um total de 41 trabalhadores divididos em três grupos. O trabalho tem sido contínuo e intensificado para restabelecer, no menor tempo possível, as condições adequadas de limpeza das praias, garantindo mais segurança, qualidade e bem-estar para moradores e turistas.
Além da limpeza manual da faixa de areia, o município também realiza a troca dos sacos de lixo das lixeiras instaladas ao longo das praias e organiza os resíduos para o recolhimento posterior pela equipe de coleta. Durante o período noturno, um trator faz a peneiração da areia, retirando lixo e sujeiras acumuladas ao longo do dia.
“O trabalho de limpeza de todas as praias foi intensificado, principalmente com a implementação da varrição mecanizada da areia no período noturno, trazendo mais qualidade de vida a todos os banhistas”, explicou o secretário de Obras, Tarcízio Zanelato.
A Secretaria de Obras destaca ainda que, após a conclusão da limpeza das praias, caso ainda haja tempo dentro da jornada de trabalho e seja identificada necessidade, as equipes podem ser deslocadas para a manutenção da limpeza da Avenida Beira-Rio, que também registra grande circulação de pessoas.
A Prefeitura reforça que a colaboração da comunidade é fundamental para a conservação do litoral. O descarte correto de resíduos e a atenção para não jogar lixo em vias públicas, rios e áreas costeiras ajudam a reduzir o impacto das chuvas e facilitam o trabalho de limpeza, contribuindo para a preservação do meio ambiente e das praias de Itajaí.
