A Marinha do Brasil abriu inscrições para o Curso de Formação em Analista de Shipping, voltado à capacitação de profissionais que atuam no setor marítimo e portuário. O processo seletivo foi divulgado pela Diretoria de Portos e Costas, por meio do Instituto Mar e Portos, e o curso será realizado na modalidade de ensino a distância.
Veja também
Com duração de cinco meses e carga horária total de 111 horas, o curso tem como objetivo oferecer uma formação ampla sobre o setor de shipping, abordando temas relacionados ao transporte e ao comércio marítimo nacional e internacional, além de aspectos legais, regulatórios, logísticos, operacionais, portuários e documentais.
As inscrições para candidatos da área de jurisdição da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí seguem abertas até o dia 16 de janeiro de 2026. Os interessados devem encaminhar a documentação exigida no edital para o e-mail delitajai.secom@marinha.mil.br.
O curso é destinado a servidores que atuam nas áreas técnica, operacional ou administrativa de agências e empresas de navegação, operadoras portuárias, órgãos gestores de mão de obra, sindicatos de trabalhadores portuários e administrações portuárias, vinculados a entidades contribuintes do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional Marítimo.
Ao todo, serão ofertadas 40 vagas em âmbito nacional. A seleção será feita por meio de prova presencial, marcada para o dia 10 de fevereiro de 2026, das 9h às 12h, nas Capitanias, Delegacias ou Agências da Marinha escolhidas no momento da inscrição. A avaliação contará com 40 questões, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática, em nível de ensino médio.
O resultado final do processo seletivo será divulgado no site da Diretoria de Portos e Costas. O início das aulas está previsto para o dia 12 de março de 2026. Mais informações e o edital completo estão disponíveis nos canais oficiais da Marinha do Brasil.
