A Polícia Civil de Navegantes, em parceria com diversas secretarias do município, interditou um canil clandestino no bairro Meia Praia, nesta quarta-feira (10). A ação aconteceu após informações repassadas pela Delegacia de Balneário Camboriú, que apontavam a existência de um espaço usado irregularmente para a criação de cães.
Quando as equipes chegaram ao local, encontraram 19 cães da raça Jack Russel Terrier, conhecidos por aparecerem no filme O Máscara. Os animais estavam confinados em baias instaladas dentro de uma garagem totalmente fechada, sem ventilação e com temperatura muito elevada. Alguns cães também foram encontrados em outros cômodos, incluindo um que estava trancado em um pequeno banheiro escuro.
De acordo com as investigações, o responsável pelo canil possui uma empresa registrada para a venda dos animais, mas com sede em outro endereço da cidade. No imóvel interditado, os cães permaneciam trancados e recebiam a visita do proprietário apenas uma vez ao dia, quando eram alimentados e recebiam água.
Todos os animais foram resgatados e transferidos para os cuidados do Departamento de Bem Estar Animal. O local foi interditado e os órgãos envolvidos emitiram todas as notificações cabíveis.
O inquérito policial segue em andamento e o dono do canil poderá responder por maus-tratos, crime que pode resultar em até cinco anos de reclusão. O delegado Osnei e a secretária Sol destacam a importância da integração entre as instituições para garantir a proteção dos animais. A Polícia Civil reforça que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 181.
