Com valor máximo de R$ 6,8 milhões para a proposta, a Prefeitura de Itajaí publicou o edital que vai escolher a empresa responsável pela construção do novo mirante do Morro da Cruz. A obra integra um projeto de revitalização de um dos principais pontos turísticos da cidade, que nos últimos anos sofreu com abandono e vandalismo. A abertura das propostas está marcada para o dia 9 de dezembro e a concorrência será do tipo menor preço. O contrato prevê oito meses para execução da obra.
Veja também
Pelo projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, o Morro da Cruz será transformado em um complexo turístico. Estão previstas a construção de um mirante com plataforma metálica, arquibancada de contemplação, quiosque com cafeteria e um centro de informações turísticas. O entorno também passará por reurbanização, com instalação de novas calçadas, iluminação, paisagismo e drenagem.
A área total da intervenção será de 920 metros quadrados, dos quais 409 m² serão dedicados à estrutura do novo mirante. A construção será erguida no mesmo local do antigo deque, já demolido, e proporcionará uma vista privilegiada da cidade a 180 metros de altitude.
O contrato também prevê a montagem do canteiro de obras, terraplenagem e demolição de estruturas antigas. O quiosque já existente no local será integrado ao novo projeto. A futura exploração comercial do espaço está prevista e deve ser licitada separadamente.
Segundo a Prefeitura, parte dos recursos destinados à obra será custeada com a economia obtida no novo formato da Marejada, tradicional evento cultural da cidade.
Com a iniciativa, a administração municipal espera transformar o Morro da Cruz em um dos principais cartões-postais de Itajaí, fortalecendo o turismo local e valorizando a paisagem urbana.
