Iniciativa inédita visa atendimento humanizado e integração entre órgãos municipais, polícia e Ministério Público.
A Prefeitura de Penha avançou no atendimento a pessoas em situação de rua com a implantação da primeira equipe de abordagem social do município, que atuará de forma integrada durante a alta temporada para oferecer suporte e evitar conflitos sociais.

Na quinta-feira (6), a Prefeitura de Penha realizou uma reunião estratégica para discutir políticas voltadas às pessoas em situação de rua, com foco na elaboração de um Plano de Ação e na criação de um Fluxo de Atendimento específico para o município. O encontro foi motivado pelo aumento de casos durante o período de alta temporada.
Um dos principais avanços anunciados foi a implantação da equipe de abordagem social, iniciativa inédita que, segundo o prefeito Luizinho Américo, representa “um marco significativo na organização das políticas públicas voltadas a esse público”.
Durante a reunião, os participantes destacaram a importância da articulação entre órgãos municipais, Polícia Militar, Polícia Civil e Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), visando garantir um atendimento eficiente, seguro e humanizado.
O procurador-geral do município, Vitor Barreta, reforçou que o objetivo é implementar ações realmente eficazes, alinhadas à Política Nacional de Assistência Social, sem caráter midiático.
A assistente social e diretora de Promoção Social, Elovaine Brecher Pereira, destacou que a abordagem social permitirá diálogo direto com as pessoas em situação de rua e com especialistas, auxiliando na saída da situação de vulnerabilidade ou na prevenção de conflitos sociais.
A reunião do Comitê contou com representantes da Secretaria de Assistência Social, Saúde e Administração, Setor de Trânsito, Bombeiros Civis, Conselho Tutelar, Polícia Militar e Civil, voluntários e Promotoria de Justiça, conduzida pela Prefeitura de Penha.

