A escola de samba Príncipes do Samba, de Joinville, prestou uma homenagem à família Bernardino, de Araquari, durante evento neste último domingo (27), marcado pelo lançamento do samba-enredo 2026, intitulado “Baobá, a árvore sagrada”.
A homenagem reconheceu o legado de Antônio Bernardino Filho, o popular “seu Risca”, mestre dos saberes tradicionais e importante referência cultural da comunidade do Itapocu, especialmente na preservação da dança do catumbi — manifestação afro-brasileira presente no litoral norte catarinense.
A honraria também foi entregue à dona Isabel, sua esposa, e a homenagem, ocorrida no tradicional e icônico Kênia Clube, reconheceu a participação do casal araquariense no carnaval de Joinville.
A filha do homenageado, professora Alessandra Bernardino, destacou a emoção do momento e a relevância de ver a história de sua família e as tradições locais representadas pela escola. Alessandra também foi responsável pela pesquisa e sinopse do samba-enredo, que celebra a ancestralidade e as raízes africanas na cultura brasileira.
Sintonize as rádios da Marazul Media diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Araquari e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
Imagens: DIVULGAÇÃO / GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA PRÍNCIPES DO SAMBA.









