Para marcar os 100 anos do Palácio Marcos Konder, nesta quarta-feira (22), serão realizadas ações abertas à comunidade. Às 19 horas, um evento especial que contará com uma cerimônia de boas-vindas, conduzida pela superintendente Administrativa das Fundações, Anna Carolina e pela Diretora Executiva da Fundação Genésio Miranda Lins, Sandra Vanzuita, seguida de homenagens a personalidades que marcaram a história do edifício, entre elas a neta de Marcos Konder, Márcia Konder, que receberá uma placa em memória do idealizador da obra.
Também serão homenageados o historiador Prof. Edison d’Ávila, as famílias dos trabalhadores Ernesto e Henrique Kobarg, responsáveis pela construção do prédio, além de representantes da Câmara de Vereadores, do município de Itajaí e do Poder Judiciário de Santa Catarina.
Antes à tarde, das 14h às 17h, a Fundação Catarinense de Cultura traz para Itajaí o ciclo de discussões “Conversando sobre Museu”, com gestores da FCC e especialistas para discutir o tema “A preservação do patrimônio histórico estadual em face do desenvolvimento econômico de Santa Catarina”.
A edição contará com uma mesa de debates, com a participação de Rodrigo Rosa, gerente de Patrimônio Imaterial da Diretoria de Patrimônio Cultural da FCC, Diego Minks Rossi Fermo, gerente de Patrimônio Material da FCC, com a mediação de Marco Antônio Figueiredo Ballester Júnior, gerente do Museu Histórico de Itajaí. A proposta é discutir diferentes olhares sobre a relação entre preservação cultural e desenvolvimento econômico, para contribuir com a construção de conhecimentos mais amplos sobre os instrumentos e estratégias dos bens culturais em Santa Catarina.
O evento contará com o Concerto do Centenário e a abertura da exposição “Centenário Palácio Marcos Konder: Cem Anos de História e Memória”. O bolo de aniversário será preparado pelo CAL Célia Maria Canziani, com apoio da Secretaria da Assistência Social. A comemoração promete resgatar a memória e valorizar a história do palácio, símbolo vivo da trajetória de Itajaí e da comunidade.
O centenário do Palácio Marcos Konder marca a construção do edifício, cuja pedra fundamental foi lançada em 1920, representa um sonho antigo da municipalidade e é um testemunho da história da cidade e do processo de consolidação da República no Brasil.
Idealizado pelo então superintendente municipal Marcos Konder, o palácio foi projetado pelo arquiteto Jacob Goettmann, que rompeu com a simetria tradicional para simbolizar os ideais republicanos. As três torres do edifício representam os três poderes da República e marcam o valor histórico e político. A inauguração foi em 22 de outubro de 1925 e contou com a presença de importantes nomes da época, como o governador Coronel Pereira e Oliveira, e Victor Konder, secretário da Fazenda.
Sintonize as rádios da Marazul Media diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Itajaí e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
Imagens: DIVULGAÇÃO / PMI.
