Entre as atividades do Festival Catarinense de Aves, durante uma passarinhada, os observadores avistaram uma ave nunca antes registrada em Santa Catarina, a Marreca-oveira. O registro foi feito na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jarivatuba, um dos principais pontos de observação de aves da cidade, na manhã de sexta-feira (3/10).
O registro da ave, encontrada principalmente no Chile e na Argentina, foi feito por Luzia Provesi Trentini, moradora de Barra Velha. Formada em Direito, ela viu na fotografia de aves uma forma de passar para outras pessoas a importância da conservação da natureza. “Quando nosso grupo avistou a ave e confirmou que era a Marreca-oveira foi bem emocionante. Para quem passarinha, esse momento é indescritível”, conta a observadora.
Em pouco mais de três horas de passarinhada, como é chamada a observação de pássaros, mais de 90 aves foram avistadas pelo grupo na ETE Jarivatuba. Com o novo avistamento, Joinville chega a 490 aves registradas, marca que consolida a cidade como um dos principais destinos para a observação de aves em todo o país.
“A ETE Jarivatuba é um local muito visitado por outras espécies. Com esse novo registro, que é o primeiro em Santa Catarina, várias pessoas virão ao longo do tempo para observar a espécie”, explica o presidente do Clube de Observadores de Aves (COA) de Joinville, Alexandre Grose.
O Festival Catarinense de Aves foi organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville (Secult), pelo Joinville e Região Convention & Visitors Bureau e pelo Clube de Observadores de Aves (COA) de Joinville, com patrocínio do Ágora Tech Park.
Sintonize as rádios da Marazul Media diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Araquari e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
Imagens: DIVULGAÇÃO / PMJ.

