Promovida pela Câmara de Vereadores, a cerimônia concedeu moções àqueles que contribuem para o desenvolvimento do município, como o professor Joãozinho Matos, do Sinergia Sistema de Ensino.
A noite de quarta-feira (20) foi marcada pela sessão solene da Câmara de Vereadores em alusão aos 63 anos de emancipação político-administrativa de Navegantes. Realizada no Centro Integrado de Cultura (CIC), a cerimônia reuniu autoridades e a comunidade local em um momento para relembrar a história e o desenvolvimento da cidade nessas mais de seis décadas.
O presidente do Legislativo, Julio Bento, ressaltou a evolução social e econômica de Navegantes. “Hoje é uma data muito especial, pois temos muito a comemorar. Com mais de 15 mil empresas, Navegantes não é só mais um bairro de Itajaí; hoje ela é a 13ª maior economia de Santa Catarina e vem crescendo cada vez mais. Lá atrás, com suas dificuldades, foi conquistando espaço, e nos últimos anos deu um salto gigantesco em todas as áreas. Parabéns, Navegantes; parabéns, população”, disse.
Foram entregues moções de congratulações a personalidades e entidades que contribuem com o progresso local. Entre os homenageados, estão o superintendente da Fundação Municipal de Esporte (FME), Ricardo Echelmeier, e a secretária de Proteção e Cuidado Animal, Sorilei Dapper, por suas contribuições, respectivamente, ao esporte e à causa animal.
Também foram prestadas homenagens a servidores de longa data, em função do comprometimento e da dedicação ao serviço público. Uma delas foi Odenizia Rebelo, carinhosamente chamada de Dede, que atua na Câmara de Vereadores há 24 anos.
O servidor Renato Mendes Mafra, que hoje trabalha como motorista na Secretaria de Infraestrutura, também recebeu moção: está na Prefeitura desde 1980. “Estou há 46 anos prestando serviço com maior orgulho, carinho e capricho, como sempre fiz e quero que Deus me dê força para fazer muitos mais”, declarou.
O prefeito Liba Fronza falou sobre o momento importante pelo qual vive o município. “Navega chega aos 63 anos carregando a maturidade da experiência, mas mantém a energia de que ainda tem muito pela frente”, disse. “Não tenho dúvidas de que estamos vivendo a melhor fase da nossa cidade, mas também sei que é só um começo. O futuro de Navegantes está sendo escrito pelas nossas mãos, com muito trabalho e amor”.
Em seu discurso, o vice-prefeito Ricardo Ventura destacou características únicas sobre o povo dengo-dengo. “Navegantes cresceu, se desenvolveu, atraiu investimentos. Acima de tudo, o que mais orgulha é a nossa gente, que nunca perdeu sua essência de comunidade. Não se trata de levantar prédios ou inaugurar ruas, trata-se, sobretudo, de cuidar de pessoas, valorizar nossa gente e abrir novos caminhos”.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
Imagens: DIVULGAÇÃO / PMN.

