A Defesa Civil de Penha interditou parcialmente o deck e determinou isolamentos pontuais ao longo da Praia do Cascalho. A decisão está fundamentada pelo Auto de Constatação 34/2025, lavrado após ocorrência de ressaca marítima – que atingiu a costa catarinense entre 8 à 10 de agosto.
Por conta da maré alta e o mar agitado que atingiram a região do Cascalho, parte do gabião de pedras que sustenta o deck, que já estava danificado, se desfez, “gerando danos e fragilidade da estrutura existente”, afirma a diretora da Defesa Civil de Penha, Fernanda Anselmo. Por segurança, a ponta do deck foi isolada.
Além disso, os muros de contenção do trecho inicial do Cascalho foram afetados, causando rompimento e queda parcial das calçadas. Neste setor, a Defesa Civil também promoveu isolamento como forma de evitar possíveis acidentes, uma vez que o local é bastante visitado.
Com o Auto de Constatação, o Governo Municipal dará início aos trâmites legais para recuperar a região costeira. O Instituto do Meio Ambiente de Penha (IMAP) está analisando as questões ambientais para as futuras ações de recuperação.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
Imagens: PMP / DIVULGAÇÃO

