A Câmara de Vereadores de Barra Velha fará nesta quinta-feira, dia 31, uma homenagem póstuma à professora Maria Beatriz Marchi de Oliveira, falecida no último dia 22 de abril e uma das principais educadoras da história do Município, recentemente também homenageada pela Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina – Seccional ‘Acácio Borba Coelho’, com a inserção de sua biografia no livro “Mulheres Brilhantes”.
Dona Maria será agraciada com o nome da Rua 2056, que liga a Beira Mar até a Rodovia Marginal da BR-101 Norte, em frente ao Camping de Barra Velha, bairro Tabuleiro. A sessão de homenagem inicia às 18h30, e os familiares – entre eles, o filho José Carlos Nene de Oliveira – convidam a todos para participar.
Dona Maria Beatriz lecionou História para gerações e lutou para trazer o Ensino Médio para uma Barra Velha ainda pequena e pacata. Nascida em 6 de maio de 1929, em Nova Trento, Maria era filha de João Raimundo Marchi e Catarina Battisti Archer Marchi; iniciou seus estudos na Escola Estadual São Virgílio. Em 1944, foi para o internato do Colégio Santo Antônio, em Brusque, para fazer o curso complementar. Entre as idas e vindas, nas férias, encontrou-se com o jovem José do Patrocínio de Oliveira, com quem contraiu matrimônio em 1948.
Constituíram uma família abençoada com os seis filhos: as gêmeas Marilda e Marília, Luiz, Gilson (in memorian), José Carlos e Cristina. ua vida é marcada pela dedicação, lutas, vitórias, mudanças, muito amor e fé. Em 1951, mudou-se para Barra Velha. Fez o Curso Normal em Joinville e a Faculdade de História em Itajaí.
Sua história na Educação de Barra Velha data de 1954, na então Escola Estadual Pedro Paulo Felipe, hoje Escola de Educação Básica Conselheiro Astrogildo Odon Aguiar, tendo trabalhado por 30 anos na cidade e em São João do Itaperiú – que na época, ainda era pertencente a Barra Velha.
Maria Beatriz aposentou-se em 1982. Nos tempos de escola, foi atuante em atividades como teatro, corais e eventos culturais e religiosos. Dedicou-se ao voluntariado, quando Seu Zequinha, o esposo, foi vice-prefeito e presidente do Lions Clube de Barra Velha.
Na Educação, além de ser a professora de História, teve atuação importante na implantação do Curso de Ensino Médio local. Ao longo dos seus 94 anos, Maria Beatriz carregou, com muita alegria, o carinho que tinha por seus ex-alunos. Costuma dizer: “cada um que encontra é injeção de ânimo e vitaminas para minha vida”.