Um impasse no trânsito tem causado transtornos para moradores da Rua Vereador Altair de Souza, no bairro Nossa Senhora da Conceição, em Balneário Piçarras. Em um longo trecho da via, está proibido estacionar dos dois lados, o que dificulta o dia a dia de quem mora na região. Sem vagas disponíveis, até receber visitas virou um problema para o morador Juventino Cardoso.
“Poderia ser branca, como era antes e como ficou por bastante tempo. No ano passado, pintaram de amarelo, depois pintaram de branco de novo, e agora, se não me engano, no mês de junho, pintaram de novo de amarelo. Então, eu não sei qual é o critério. Veja bem, até o nosso direito de confraternizar em datas comemorativas está sendo impedido”, destacou o morador.
Do outro lado, a Prefeitura justifica a medida com base em critérios técnicos. O secretário de Segurança Pública de Balneário Piçarras, Jorge Volante, explica que a Rua Vereador Altair de Souza não possui a largura mínima exigida para garantir a circulação segura de veículos caso o estacionamento fosse liberado, mesmo que em apenas um dos lados.
“Essa via aqui tem 6 metros e 80 de largura. Pela legislação, para uma rua ter estacionamento de um lado e fluxo de mão dupla, ela precisa ter 8 metros e 30. Antes de eu assumir a secretaria, já existia uma placa de proibido estacionar aqui, mas alguém pintou de branco e as pessoas voltaram a estacionar no local. Nós somente fizemos o básico: viemos, repintamos e regulamentamos conforme a resolução” afirmou o secretário.
Apesar da justificativa técnica apresentada pelo secretário, a própria Prefeitura acaba enfrentando o problema, na prática. Durante a gravação da reportagem, nossa equipe flagrou um veículo da Secretaria de Esportes estacionado sobre a calçada, reflexo da falta de alternativas para parar na via. Mesmo diante da situação, Jorge Volante afirmou não haver soluções imediatas, mas garantiu que o município vai analisar o caso.
Reportagem – Alan Rosa.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.