O 5º Seminário Regional de Educação Ambiental, promovido pelo Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica da Baixada Norte, será realizado no dia 23 de julho, na Câmara de Vereadores de Barra Velha. Entre os destaques da programação, está a apresentação do coral indígena da tribo Tarumã e a participação de um representante indígena em uma das mesas de debate, trazendo ao centro da discussão a visão dos povos originários sobre meio ambiente, sustentabilidade e território.
“A educação ambiental tem a ver com o ser humano, com o local onde estamos e com a forma como convivemos nesse espaço. Então, o profissional que estiver lá, mesmo que já conheça o assunto, vai receber novas informações e poderá repassar esse conhecimento adiante. A leitura é acessível, a linguagem é simples, nada muito técnico, justamente para que todos possam acompanhar. Alunos também podem participar e serão muito bem-vindos”, destacou Liziane Tamata, coordenadora do grupo de trabalho.
Entre palestras e debates, o seminário traz assuntos como a educação ambiental através do gerenciamento costeiro, e também a participação de professores da escola do mar. Além disso, deve discutir a presença de animais silvestres na região, principalmente em áreas como o Parque Peabiru, localizado em Barra Velha. O parque de conservação receberá destaque com uma palestra exclusiva, abordada pela bióloga Gabriela Klein.
“Muitas pessoas ainda não conhecem o parque, por isso já faz alguns anos que estamos trabalhando mais ativamente com o projeto Conheça o Parque nas escolas e na comunidade. Essa palestra é uma das ações que vamos realizar para que mais pessoas conheçam o parque. Também vamos abordar como as unidades de conservação podem contribuir para a educação ambiental. No caso da categoria parque, a educação ambiental é uma atividade permitida e, inclusive, incentivada dentro da unidade de conservação”, destacou Gabriela.
As inscrições para o seminário ambiental são gratuitas e devem ser feitas de forma online. Para mais informações, entre em contato com a Fundema de Barra Velha ou pelo e-mail gtearh6@gmail.com.
Reportagem – Alan Rosa.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.

