Com casa cheia e emoção à flor da pele, a noite de domingo foi marcada por arte, sensibilidade e representatividade no Centro Cultural Casa de Palmitos, em Barra Velha. O espetáculo Heróis da Inclusão, promovido pelo Centro de Estudos Teatrais, trouxe ao palco histórias que dão voz a pessoas com neurodivergências como TDAH, autismo e dislexia. A peça chamou a atenção do público pela forma leve e ao mesmo tempo profunda com que abordou o tema. Uma das protagonistas é a jovem barra-velhense Heloisa Zimmermann, que fala sobre a construção do seu personagem e a responsabilidade de representar tantas realidades.
“Acho que o único contato que tive na vida com a dislexia foi com uma colega de classe, e eu representei no palco as dificuldades que ela enfrentava”, afirma Heloisa.
O projeto, que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos meses, é fruto de muito estudo, ensaio e dedicação de toda a equipe envolvida. Para o diretor teatral Jhon Pedro, ver o espetáculo ganhar vida no palco e tocar o público de forma tão genuína é a maior recompensa.
“A gente fica muito feliz — mais uma vez, a casa está cheia. E é sempre bom lembrar da importância desse fomento cultural. Sempre que nos apresentamos, o público abraça a causa”, conclui Jhon.
Já na plateia, muitos saíram emocionados com as mensagens transmitidas pela peça. Thais Pratti, veio de Navegantes especialmente para prestigiar o espetáculo, e conta como foi viver essa experiência de perto, além de reforçar a importância de valorizar a arte.
“Estou muito emotiva desde o começo da peça; acho que senti a energia do pessoal. É importante promover a conscientização sobre os diferentes espectros que existem na sociedade”, explica Thais.
Reportagem: Alan Rosa
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.