A obra de macrodrenagem de Balneário Camboriú chegou a marca de 23% de conclusão. O projeto vai minimizar problemas de alagamentos na região central da cidade, que se agravam durante períodos de chuvas intensas. A iniciativa tem um investimento total de R$ 53.063.765,28. O prazo de conclusão da etapa norte, que teve um quarto finalizado, é novembro de 2025, enquanto a etapa sul deve iniciar e ser concluída em 2026.
A intervenção inclui a instalação de galerias pluviais de grande porte e sistema de extravasores, que vão aprimorar a drenagem urbana. Além de melhorar o escoamento das águas pluviais, a intervenção é necessária para preservar a faixa de areia da Praia Central. A infraestrutura também permite avançar com as obras de reurbanização da orla.
Os trabalhos serão realizados em duas etapas. A primeira ocorre na região norte, e prevê o uso de 5.290 galerias de concreto armado pré-fabricadas, além da instalação de galerias subterrâneas ao longo de 2,4 km. Esta fase da macrodrenagem vai conectar a rua 2000 ao Canal do Marambaia. A etapa da região sul deve ocorrer em 2026.
Até o momento, mais de 1300 aduelas já foram instaladas na faixa de areia da Praia Central. Ao todo, foram concluídos mais de 670 metros de galerias. Além disso, na avenida Atlântica com a rua 1301, as equipes atuam na instalação de caixas de captação. Enquanto na própria rua 1301, está sendo implementado um extravasor no Canal do Marambaia.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.