O estado de Santa Catarina conseguiu ampliar a cota da pesca de arrasto de praia em 100 toneladas. Com a autorização, o volume total para este tipo de pesca sobe para 1,2 mil toneladas em 2025. A alteração beneficiará os pescadores artesanais, que enfrentavam um esgotamento iminente da cota original. A decisão ocorreu após uma reunião do Grupo de Trabalho da Tainha, realizada em Brasília.
A ampliação da cota de pesca de arrasto ocorre devido à redistribuição do saldo não utilizado da modalidade cerco/traineira. Com isso ,os números são ajustados em favor do arrasto de praia. A técnica é culturalmente utilizada no litoral norte de Santa Catarina.
“Estamos cumprindo com o que o governador Jorginho Mello nos orientou: agir com firmeza para defender nossos pescadores e garantir que o povo catarinense continue fazendo o que sabe fazer melhor.” destacou o secretário Executivo de Aquicultura e Pesca de SC, Tiago Bolan Frigo.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
Com informações do portal Menina;
Foto: Secom SC;