Itajaí recebeu uma importante visita para dar continuidade aos estudos de viabilização das obras de contenção de cheias. Nesta segunda-feira (07), a Defesa Civil de Itajaí recebeu representantes da Defesa Civil do Estado e do Banco Mundial para uma vistoria técnica no canal retificado e no leito antigo do rio Itajaí Mirim. A obra será financiada pelo Banco Mundial.
A estrutura de contenção de cheias prevê a instalação de duas comportas, uma a montante e a outra a jusante do rio, no ponto de encontro entre o canal retificado e o leito antigo. O objetivo é impedir que o volume de água proveniente de Brusque atinja o centro urbano, direcionando-o assim para o mar. A proposta também inclui a construção de diques nas margens, que devem fechar de forma automática em períodos de chuvas intensas.
Dragagem do leito antigo
Além disso, a Defesa Civil de Itajaí elabora novos projetos para a dragagem do leito antigo do rio. O intuito é reduzir significativamente os impactos das cheias que atingem a cidade. O financiamento do Governo do Estado também deve contemplar barragens no Alto Vale do Itajaí.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.