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Prefeitura reforça cobranças em reunião com Águas de Penha

A revisão tarifária e o real avanço em obras estiveram em pauta
Publicado em 02/07/2025 16h15 | Atualizado há 31 dias

A Prefeitura de Penha realizou uma reunião com a concessionária Águas de Penha e a Agência Reguladora Aris (responsável pela fiscalização dos serviços) a fim de debater soluções para os desafios enfrentados pela população em relação ao abastecimento de água e saneamento no município. A revisão tarifária e o real avanço em obras de tratamento de esgoto estiveram em pauta.

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“Mais do que números, precisamos de avanços concretos que beneficiem a população. É imprescindível que a revisão da tarifa base seja analisada e que as obras de saneamento avancem de forma real, trazendo resultados práticos e visíveis para os moradores. Não podemos aceitar promessas que não se transformem em melhorias efetivas”, avalia o prefeito Luiz Américo.

A qualidade da água (reforço na captação e tratamento para solucionar problemas de coloração e odor), pavimentação pós-obras (melhoria no reparo de vias após intervenções), informação ao consumidor (ampliação de canais de atendimento e maior transparência nos cronogramas de obras e serviços) e infrações ambientais e atrasos nos investimentos (ações concretas e o cumprimento de metas contratuais) também estiveram na pauta da reunião.

A gerente de Concessões da Prefeitura, Luiza Loth, reforçou que o município está realizando intensa fiscalização para o cumprimento do contrato, inclusive com a aplicação de multas.

“A reunião destacou questões cruciais como a qualidade da água, reparos adequados após obras, transparência no atendimento ao consumidor e cumprimento de metas contratuais. Esses problemas afetam diretamente a população e exigem soluções rápidas e eficazes”, complementou a gerente.

O detalhamento das solicitações foi formalizado em ofício, que contempla medidas como a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), melhorias na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Gravatá e uma revisão tarifária em andamento. A reunião foi realizada no dia 12 de junho.

“Aguardamos o envio de estudo técnico-econômico que inclua justificativa técnica, impacto orçamentário, simulação do efeito sobre fluxo de caixa e tarifas, e análise de riscos. Somente após essa análise, considerando modicidade tarifária, eficiência e transparência, será possível deliberar sobre a recomposição contratual”, finalizou Luiza.

Durante o encontro, a concessionária apresentou informações sobre uma futura captação complementar no Rio Lagoa, a troca de terrenos para viabilizar a ETE Iriri e ampliação do SES e propostas para reforçar o abastecimento. Já a ARIS comprometeu-se a analisar a questão tarifária e apresentou normas em fase de aprovação para ligações de esgoto.

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Publicado em 02/07/2025 16h15 | Atualizado há 31 dias

A Prefeitura de Penha realizou uma reunião com a concessionária Águas de Penha e a Agência Reguladora Aris (responsável pela fiscalização dos serviços) a fim de debater soluções para os desafios enfrentados pela população em relação ao abastecimento de água e saneamento no município. A revisão tarifária e o real avanço em obras de tratamento de esgoto estiveram em pauta.

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“Mais do que números, precisamos de avanços concretos que beneficiem a população. É imprescindível que a revisão da tarifa base seja analisada e que as obras de saneamento avancem de forma real, trazendo resultados práticos e visíveis para os moradores. Não podemos aceitar promessas que não se transformem em melhorias efetivas”, avalia o prefeito Luiz Américo.

A qualidade da água (reforço na captação e tratamento para solucionar problemas de coloração e odor), pavimentação pós-obras (melhoria no reparo de vias após intervenções), informação ao consumidor (ampliação de canais de atendimento e maior transparência nos cronogramas de obras e serviços) e infrações ambientais e atrasos nos investimentos (ações concretas e o cumprimento de metas contratuais) também estiveram na pauta da reunião.

A gerente de Concessões da Prefeitura, Luiza Loth, reforçou que o município está realizando intensa fiscalização para o cumprimento do contrato, inclusive com a aplicação de multas.

“A reunião destacou questões cruciais como a qualidade da água, reparos adequados após obras, transparência no atendimento ao consumidor e cumprimento de metas contratuais. Esses problemas afetam diretamente a população e exigem soluções rápidas e eficazes”, complementou a gerente.

O detalhamento das solicitações foi formalizado em ofício, que contempla medidas como a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), melhorias na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Gravatá e uma revisão tarifária em andamento. A reunião foi realizada no dia 12 de junho.

“Aguardamos o envio de estudo técnico-econômico que inclua justificativa técnica, impacto orçamentário, simulação do efeito sobre fluxo de caixa e tarifas, e análise de riscos. Somente após essa análise, considerando modicidade tarifária, eficiência e transparência, será possível deliberar sobre a recomposição contratual”, finalizou Luiza.

Durante o encontro, a concessionária apresentou informações sobre uma futura captação complementar no Rio Lagoa, a troca de terrenos para viabilizar a ETE Iriri e ampliação do SES e propostas para reforçar o abastecimento. Já a ARIS comprometeu-se a analisar a questão tarifária e apresentou normas em fase de aprovação para ligações de esgoto.

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