Barra Velha foi palco da “Maratona de Inovação Arte de Inovar”, evento pioneiro que reuniu arte, inovação e sustentabilidade nos dias 25 e 26 deste mês. A iniciativa, patrocinada pela Veolia em parceria com o Ministério da Cultura, tem como objetivo estimular a criatividade e o pensamento crítico entre os jovens.
A ação foi promovida por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável. As atividades aconteceram na Escola Municipal Professora Maria Tusnelda Bernstorff e contaram com apresentações teatrais e oficinas de inovação — todas gratuitas.
Durante o evento, os alunos foram desafiados a desenvolver projetos inovadores. Os três melhores trabalhos foram premiados com troféus e certificados de reconhecimento. Todos os participantes também receberam certificado de participação e um kit educativo com materiais sobre inovação, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e as Habilidades do Futuro, definidas pelo Fórum Econômico Mundial.
A avaliação dos projetos foi feita por um corpo de jurados que contou com a participação do vice-prefeito, professor Juliano Bernardes (PSD), do gerente da unidade da Veolia em Barra Velha, Paulo Knihs, e da engenheira sanitarista Carla Rigo.
Juliano destaca a importância da iniciativa: “A educação precisa cada vez mais de projetos como esse, que estimulem a criatividade e o protagonismo dos nossos estudantes”. Nesta edição, o projeto “Arte de Inovar com Maratona de Inovação” passará por sete cidades nos estados de São Paulo e Santa Catarina, com a expectativa de impactar cerca de 2.800 jovens.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
Foto: DIVULGAÇÃO / PMBV.