Nesta sexta-feira (13), a APAE de Barra Velha vai às ruas para dar voz a uma causa urgente e necessária: o combate à violência contra o idoso. A ação, que integra a campanha mundial celebrada no dia 15 de junho, será realizada no Centro da cidade, próximo ao Porto dos Pescadores, com a distribuição de panfletos informativos e o apelo por mais respeito, cuidado e dignidade na terceira idade.
“A gente sabe que existem vários tipos de violência contra o idoso, desde a patrimonial até a sexual, e é importante conscientizar a população sobre isso. O idoso merece respeito. Como o dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, vamos apoiar essa causa com uma panfletagem no dia 13, sexta-feira, nas canoas dos pescadores”, destacou a presidente da APAE, Nilma Melo.
A campanha da paz chama a atenção para um problema muitas vezes invisível. A violência contra o idoso vai muito além da agressão física. Um grito, a falta de paciência ou até mesmo o desprezo no olhar são formas de violência psicológica que acontecem em casa, nas ruas e até em comércios, atitudes que ferem a dignidade de quem já viveu tanto.
“Muitas vezes, por falta de amor ou paciência, as pessoas não têm disposição para ouvir os idosos. No Centro de Convivência, a gente trabalha justamente isso: a autonomia, as habilidades e também o lado emocional deles. Eles trazem muitas questões de casa para a gente. O que a gente percebe é que muita gente não tem paciência com os idosos — especialmente em lugares como a lotérica, onde eles esquecem a senha, têm dificuldade para digitar ou organizar os documentos. Quem está atrás na fila, e não é idoso, acaba ficando irritado”, destacou a coordenadora e professora, Autília Bernardes
Além da panfletagem promovida nessa sexta-feira (13), a APAE de Barra Velha pretende distribuir cartazes maiores em comércios que recebem maior fluxo de idosos. Atualmente, o espaço atende 18 alunos com faixa etária acima dos 40 anos, mas a preocupação vai além dos alunos da instituição. Em casos de agressão, o Disque 100 é o canal de denúncias de violações de direitos humanos no Brasil. Através desse serviço, é possível reportar situações de violação, como violência física, psicológica, sexual.
Reportagem – Alan Rosa.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.