Uma onda de assaltos gerou um sentimento de insegurança e tirou o sono dos moradores e comerciantes do bairro Itajuba, em Barra Velha. O caso mais recente aconteceu em um mercado da região, que foi invadido por criminosos armados durante o expediente. Essa já é a sexta vez que o local é alvo de bandidos. A proprietária do mercado, Simone Rodrigues, relembra os momentos de tensão vividos durante o assalto. Ela conta que, mesmo após tantos episódios, o medo ainda é constante.
“Eles entraram gritando que era um assalto. Um deles ficou na porta com a arma apontada para a cabeça do meu marido. Quando a gente tentou levantar, ele bateu com a arma no chão e disse: ‘Não se mexe ou eu te mato’. O outro foi direto ao caixa, onde estava o meu filho. Começou a gritar: ‘Dinheiro, dinheiro!’. Meu filho entregou o que tinha, e mesmo assim ele insistia: ‘Quero mais, quero mais!’. Mas não tinha mais, só o que estava ali mesmo. Graças a Deus, levaram só o dinheiro e foram embora”, destacou Simone.
A falta de segurança no bairro Itajuba não é de hoje. Por estar distante da região central de Barra Velha, a comunidade enfrenta dificuldades com o policiamento preventivo e também com o tempo de resposta em emergências. Moradores afirmam que, muitas vezes, o apoio chega tarde demais, quando chega. Para Cristiane Schmeiski, presidente da Associação Comunitária de Desenvolvimento de Itajuba, acredita que a criação de uma Guarda Municipal pode ajudar a diminuir a insegurança.
“O que a gente precisa é de mais guardas e mais policiamento. Na última reunião com o prefeito, falamos sobre isso — sobre a Guarda Municipal. Havia uma previsão de que ela seria implantada, e agora queremos saber se isso realmente vai acontecer. Não só Itajuba, mas toda Barra Velha precisa. Acreditamos que a Guarda Municipal vai ser de grande importância para a segurança, tanto aqui quanto em outros bairros que também enfrentam problemas. Se nada for feito, o Poder Público pode não dar mais conta da situação”, afirmou Cristiane.
Nem mesmo o posto de guarda-vidas do bairro Itajuba escapou da ação dos criminosos. Toda a fiação elétrica foi furtada, deixando a região no escuro e ainda mais vulnerável. Com a estrutura abandonada, o local passou a ser frequentado por usuários de drogas. A sensação de insegurança atinge a todos, como relata a aposentada Isabel Pazdziora.
“A falta de segurança é grande. A gente não pode nem andar com o celular na mão, tem que cuidar sempre de deixar o portão trancado. Os idosos, principalmente, são mais vulneráveis. Muitas vezes, as pessoas pulam o muro ou chegam pedindo alguma coisa no portão. Isso acontece com frequência”, enfatizou Isabel.
Reportagem – Alan Rosa.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.