Em Barra Velha e São João do Itaperiú, o Procon tem sido o principal canal para orientar e atender consumidores em busca dos seus direitos. Somente no mês de abril, o órgão registrou 371 atendimentos, sendo 136 reclamações formais e 233 orientações. A fiscal do Procon, Luana Rocha, detalha quais são os principais temas que motivam essas demandas.
“Os campeões de reclamações sempre foram, e continuam sendo, a telefonia e as instituições financeiras — isso sem falar especificamente do comércio local. Atualmente, a maior demanda tem sido em relação aos empréstimos consignados indevidos para aposentados e pensionistas, especialmente descontos realizados por associações e sindicatos que eles não reconhecem. Muitas vezes, só percebem quando o valor já está sendo descontado da aposentadoria. Já no comércio local, as principais reclamações envolvem oficinas mecânicas e revendas de carros”, afirmou Luana.
Além do trabalho de fiscalização e orientação junto ao comércio, o Procon também alerta os consumidores sobre seus direitos, que, segundo Luana, são essenciais, como o acesso à informação total daquilo que está sendo comercializado.
O Procon de Barra Velha realiza atendimentos presenciais ou pequenas orientações através do telefone. Os moradores de Barra Velha e São João do Itaperiú que estão precisando de ajuda do Procon, podem procurar a unidade, localizada na Avenida Thiago Aguiar, bairro Jardim Icaraí.
Reportagem – Alan Rosa.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portalMarazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.