Barra Velha foi um dos alvos da operação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, deflagrada na manhã hoje (29). Trata-se da Operação Remap, com o objetivo de desarticular organização criminosa voltada à lavagem de capitais, oriundas do tráfico de drogas. A ação é fruto uma investigação de quase um ano, a qual apurou o envolvimento de diversos integrantes na movimentação ilícita de valores e no envio de grandes quantidades de entorpecentes ao sul do País.
Até o fechamento desta matéria, 13 pessoas foram presas no RS, SC e SP, e apreendidas armas, munições, dinheiro, drogas, celulares, veículos e uma motocicleta. Durante a operação, foram cumpridos 54 mandados de busca e apreensão e 18 mandados de prisão preventiva em quatro Estados brasileiros, num total de 15 cidades, maior parte delas, gaúchas, como Cruz Alta, Santa Maria e Porto Alegre, mas também Foz do Iguaçu, São Paulo e várias cidades do litoral catarinense.
A partir da análise do material apreendido e da investigação, confirmaram-se vínculos estreitos entre os investigados e uma estrutura organizada dedicada ao tráfico e à lavagem de dinheiro. O inquérito policial foi instaurado após a apreensão de R$ 88.860,00 em posse de um dos investigados, durante abordagem da Brigada Militar no RS.
Segundo o delegado Ricardo Drum Rodrigues, as investigações revelaram que o grupo e as empresas investigadas movimentaram mais de R$ 40 milhões de reais em aproximadamente dois anos, utilizando-se de empresas e pessoas físicas para dissimular a origem dos valores. Só para Cruz Alta, o grupo criminoso traficou mais de 100 quilos de cocaína e ainda houve distribuição de grande quantidade de drogas sintéticas, especialmente oriundas do litoral de Santa Catarina.
Durante o período, investigados foram presos em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, resultando na apreensão de aproximadamente 35 quilos de cocaína e 20 quilos de crack”, explicou o delegado Ricardo Drum. A operação contou com apoio das Polícias Civil do Paraná e de Santa Catarina.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
Fotos: DIVULGAÇÃO / POLÍCIA CÍVIL RS E MARAZUL.


