A Prefeitura de Barra Velha dá mais um passo importante para a inclusão na educação. Nesta segunda-feira (28), foi lançado oficialmente o documento que estabelece a Política Municipal de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. O texto, que começou a ser discutido em 2022 e teve sua versão final aprovada no fim de 2024 pelo Legislativo, agora será entregue às escolas para ser colocado em prática. Para a coordenadora de educação especial, Katia Maria Alves, essas políticas públicas vêm para reafirmar um direito que as crianças já tinham e efetivar a educação inclusiva.
“Esse documento prevê a atuação de uma equipe multidisciplinar nas unidades escolares, atuando diretamente no apoio pedagógico, na alfabetização e no desenvolvimento dos componentes curriculares. O objetivo é garantir o avanço dos alunos conforme o currículo escolar. Esse trabalho iniciou em 2022 e, acreditamos, poderá atingir toda a rede ainda neste mandato. Atualmente, contamos com quase 700 alunos com deficiência matriculados”, destacou Katia.
A importância da educação inclusiva vai além dos documentos e leis. Para famílias como a da Liana, que tem dois filhos atendidos por esse modelo de ensino, o novo plano municipal representa esperança e reconhecimento. Ela conta como a educação especial faz diferença na vida dos seus filhos.
“Na verdade, é uma grande felicidade ver essa política pública já bem implementada desde setembro de 2024. Mas a verdade é que ela vem sendo construída há alguns anos. Utilizo desde julho de 2023 e sempre foi aplicada conforme a necessidade de cada criança, de maneira individualizada e respeitando os direitos de cada uma. Essa inclusão é essencial e, no caso dos meus filhos, tem sido feita de forma muito bonita, amorosa e humana”, enfatizou Liana.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
Reportagem – Alan Rosa.