A Turma do Bem (TdB), maior rede de dentistas voluntários especializados do mundo, confirmou sua megatriagem odontológica no dia 15 de maio em Barra Velha, dentro do evento que ocorrerá simultaneamente em 142 cidades de diferentes estados, tem como objetivo identificar e encaminhar crianças e adolescentes de 11 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social para tratamento odontológico gratuito até os 18 anos.
A expectativa é que mais de cinco mil jovens sejam encaminhados para tratamento no País, segundo antecipa a cirurgia dentista Rafaela Baldi, coordenadora do projeto em âmbito municipal e que anuncia a Escola básica Municipal Professora Antônia Gasino de Freitas, do São Cristóvão, como a unidade participante de Barra Velha Os selecionados terão acompanhamento odontológico gratuito até atingirem a maioridade.
Fábio Bibancos, presidente voluntário e fundador da TdB, reforça que é sempre inspirador ver os dentistas mobilizados para promover transformações reais na vida de pessoas que precisam do acesso a cuidados em saúde bucal.
Para participar, os jovens devem ter entre 11 e 17 anos, estar acompanhados de um responsável e apresentar RG e comprovante de residência no local da triagem. Durante, a ação os participantes serão avaliados por um dentista voluntário por meio de um exame visual não invasivo, no qual serão registradas informações sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica do paciente, além de ser oferecido um kit de higiene bucal.
A Turma do Bem (www.turmadobem.org.br) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo, contando com mais de 18 mil dentistas voluntários que atuam em 12 países. Em 23 anos, impactou mais de 89 mil jovens e 1100 mulheres.
