Um menor de idade de Navegantes planejava ataques coletivos e escondia em casa material com disseminação de dicurso de ódio contra etnias e minorias, além de estudos sobre a personalidade de Adolf Hitler, Josef Stalin e questões relativas a Israel. Ele foi apreendido nesta segunda-feira (28), pela Polícia Civil local, que cumpriu mandado de busca e apreensão domiciliar e de internação provisória contra o rapaz.
Entre os conteúdos que ele tinha, informou também a polícia, estava livros e textos sobre discriminação racial. A operação foi coordenada pelo delegado Osnei Valdir e contou com informações repassadas pelo Federal Bureau of Investigation (FBI), dos EUA.
A ação teve início após o compartilhamento, pelo FBI, de conversas mantidas pelo adolescente em redes sociais, nas quais eram discutidos ataques violentos e conteúdos com ideologia extremista à direita. Com base nas provas, a Polícia Civil solicitou medidas cautelares que foram autorizadas pela Justiça.
Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam dispositivos eletrônicos e materiais que serão submetidos à perícia. Esta não é a primeira vez que o jovem é investigado: em 2024, ele já havia sido alvo de busca e apreensão por apologia ao neonazismo e bullying escolar, quando foram encontrados indícios de radicalização.
O delegado Osnei Valdir, em vídeo repassado à imprensa, atestou a gravidade do caso e reforçou a importância do trabalho preventivo no ambiente escolar e virtual. A Polícia Civil orienta pais e responsáveis a monitorarem o uso de redes sociais, jogos online e aplicativos de mensagens por crianças e adolescentes.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
IMAGENS: POLÍCIA CIVIL.
