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Balneário Camboriú acolhe 259 moradores de rua numa semana; de janeiro a abril, 338 ganharam passagens de volta

Publicado em 25/04/2025 08h33 | Atualizado há 153 dias

A Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família divulgou, nesta quinta-feira (24), o relatório do Serviço Especializado em Abordagem Social da última semana. Entre os dias 17 e 23 de abril, foram realizadas 528 abordagens, em atendimento a 212 pessoas (algumas foram atendidas mais de uma vez), sendo que destas, 177 aceitaram auxílio. A Casa de Passagem do Migrante acolheu 259 pessoas em situação de rua e 13 pessoas receberam o acolhimento institucional através de vagas credenciadas pelo município. Também foram concedidas 15 passagens rodoviárias para retorno às famílias em suas cidades de origem.

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Desde o início do ano foram realizadas 10.941 abordagens para 1.290 pessoas em situação de rua (1.147 delas aceitaram o auxílio, totalizando 88,9%). A Casa de Passagem realizou 4.391 acolhimentos, com 137 acolhimentos em instituições credenciadas. Foram concedidas, de janeiro a abril, 338 passagens rodoviárias para a cidade de origem.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Mulher e Família, Omar Tomalih, esses números demonstram a confiança da população no trabalho da abordagem social. “As pessoas sabem que nós damos a devida direção àqueles que aceitam o acolhimento, buscando trazer uma solução para esta problemática que assola cidades turísticas como a nossa”, ressaltou.

É importante destacar que muitas pessoas, especialmente aquelas que não aceitam ajuda devido à dependência química crônica, são abordadas várias vezes ao longo do mês, com registros de até 30 abordagens realizadas no período para a mesma pessoa. Portanto, é necessário diferenciar o número de atendimentos do número de pessoas abordadas.

Outro dado relevante é que 69% das pessoas atendidas não possuíam vínculo com Balneário Camboriú, confirmando o perfil migratório predominante.

Os acolhimentos na Casa de Passagem do Migrante são no modo pernoite, ou seja, a pessoa recebe acolhimento por um dia, podendo retornar no dia seguinte, conforme a disponibilidade.

Já o acolhimento em instituições credenciadas ocorre por meio de três instituições com as quais o município mantém convênio, funcionando como uma extensão da Casa de Passagem. Nesse tipo de acolhimento, a pessoa pode permanecer por até 90 dias.

Atualmente, há 55 pessoas acolhidas nessas instituições. Vale destacar que não se trata de internação, pois esse acolhimento é solicitado e autorizado pela própria pessoa, permitindo que ela se reestruture e se reintegre à sociedade.

Abordagem Social

A Abordagem Social opera de forma ininterrupta, com equipes disponíveis 24 horas por dia, todos os dias do ano. O trabalho inclui buscas ativas para identificar e oferecer auxílio às pessoas em situação de rua. Quando o acolhimento é recusado, são fornecidas orientações sobre os serviços disponíveis. O atendimento também pode ser solicitado pelo telefone 156 e WhatsApp (47) 98807-2405.

As pessoas que aceitam o atendimento são direcionadas à Casa de Passagem do Migrante, onde recebem cuidados básicos, como higiene, alimentação e repouso. Posteriormente, a equipe de referência avalia as necessidades específicas de cada indivíduo, promovendo a garantia de direitos e o acesso aos serviços socioassistenciais, conforme prevê a legislação.

Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.

Foto: DIVULGAÇÃO / PMBC.

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Desde o início do ano foram realizadas 10.941 abordagens para 1.290 pessoas em situação de rua (1.147 delas aceitaram o auxílio, totalizando 88,9%). A Casa de Passagem realizou 4.391 acolhimentos, com 137 acolhimentos em instituições credenciadas. Foram concedidas, de janeiro a abril, 338 passagens rodoviárias para a cidade de origem.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Mulher e Família, Omar Tomalih, esses números demonstram a confiança da população no trabalho da abordagem social. “As pessoas sabem que nós damos a devida direção àqueles que aceitam o acolhimento, buscando trazer uma solução para esta problemática que assola cidades turísticas como a nossa”, ressaltou.

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Já o acolhimento em instituições credenciadas ocorre por meio de três instituições com as quais o município mantém convênio, funcionando como uma extensão da Casa de Passagem. Nesse tipo de acolhimento, a pessoa pode permanecer por até 90 dias.

Atualmente, há 55 pessoas acolhidas nessas instituições. Vale destacar que não se trata de internação, pois esse acolhimento é solicitado e autorizado pela própria pessoa, permitindo que ela se reestruture e se reintegre à sociedade.

Abordagem Social

A Abordagem Social opera de forma ininterrupta, com equipes disponíveis 24 horas por dia, todos os dias do ano. O trabalho inclui buscas ativas para identificar e oferecer auxílio às pessoas em situação de rua. Quando o acolhimento é recusado, são fornecidas orientações sobre os serviços disponíveis. O atendimento também pode ser solicitado pelo telefone 156 e WhatsApp (47) 98807-2405.

As pessoas que aceitam o atendimento são direcionadas à Casa de Passagem do Migrante, onde recebem cuidados básicos, como higiene, alimentação e repouso. Posteriormente, a equipe de referência avalia as necessidades específicas de cada indivíduo, promovendo a garantia de direitos e o acesso aos serviços socioassistenciais, conforme prevê a legislação.

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Foto: DIVULGAÇÃO / PMBC.

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